A testosterona (T) é crucial para diversas funções do corpo nos homens, e compreender as variações nos níveis de T durante o dia pode ajudar os profissionais de saúde a compreender melhor a saúde do homem. Baixa testosterona, combinado com sintomas como baixo desejo sexual e fadiga, é chamado de deficiência de testosterona (DT), afetando muitos homens.

Os níveis T tendem a atingir o pico pela manhã e cair à tarde. Portanto, um novo estudo teve como objetivo avaliar a extensão da diminuição do T ao longo do dia em homens com sintomas de DT e identificar fatores que a influenciam. Os autores do estudo procuraram explorar como a idade pode afetar esta variação, bem como classificar os preditores destas flutuações.

Os pesquisadores usaram o banco de dados de sua instituição para encontrar homens com sintomas de DT que tiveram amostras de sangue coletadas pela manhã (antes das 10 AM) e à tarde (após as 2 PM) dentro de um período máximo de 3 meses. Pacientes com histórico de certos tratamentos médicos que afetam os níveis de T, como orquiectomia, terapia de privação androgênica e terapia de substituição de T, foram excluídos do estudo. O T total foi medido usando um método altamente preciso chamado cromatografia líquida–tandem espectrometria de massa (LCMS), que é considerado pela American Urological Association como o padrão ouro para medir o T total.

As análises estatísticas compararam os níveis de T entre as amostras da manhã e da tarde, considerando significativas alterações superiores a 100 ng/dL. Eles também analisaram correlações entre mudanças no nível T e idade do paciente, juntamente com outros fatores como diabetes e condições vasculares. A análise multivariável teve como objetivo identificar preditores de reduções significativas do nível de T à tarde.

No estudo, foram analisados 506 homens com mediana de idade de 65 anos após exclusões. Os níveis de T matutino foram semelhantes aos níveis vespertinos, com mediana de 387 ng/dL no período da manhã e 373 ng/dL no período da tarde.

A maioria dos homens (63%) não teve diferença significativa no nível T entre a manhã e a tarde, mas 24% experimentaram uma diminuição de >100 ng/dL e 13% tiveram um aumento de >100 ng/dL. Homens mais jovens apresentaram variações mais significativas nos níveis de T. Os menores de 30 anos tiveram a diminuição mais significativa, enquanto os grupos etários mais velhos tiveram menos alterações. Homens com níveis T matinais mais elevados experimentaram um declínio mais substancial à tarde. A idade e os níveis basais de T acima de 400 ng/dL foram preditores de uma diminuição de >100 ng/dL à tarde T.

Estes dados esclarecem como os níveis de T variam ao longo do dia e a sua associação com a idade e os níveis basais de T.Top of Form Embora alguns estudos sugiram um declínio consistente de T com a idade, outros não mostram alterações significativas. O presente estudo constatou que os níveis de T permaneceram estáveis ao longo do dia na maioria dos homens, com apenas uma ligeira diminuição à tarde. Além disso, a idade não pareceu predizer alterações nos níveis de T, mas os homens mais jovens apresentaram variações mais significativas.

Curiosamente, homens com níveis mais altos de T matinal experimentaram declínios mais substanciais à tarde, o que desafia a ideia de usar apenas os níveis de T matinal para diagnosticar DT. Esses achados sugerem que as medidas de T vespertino ainda poderiam ser relevantes para a exclusão de DT. No entanto, o estudo apresenta limitações como desenho retrospectivo e necessidade de medições de T no mesmo dia. Ainda assim, compreender as variações T é fundamental para o diagnóstico e manejo precisos do DT.

Referências:

Novaes, L. F., Flores, J. M., Benfante, N., Schofield, E., Katz, D. J., Nelson, C. J., & Mulhall, J. P. (2024). Análise da variação diurna dos níveis séricos de testosterona em homens com sintomas de deficiência de testosterona. O Jornal de Medicina Sexual, 21(5), 408–413. https://doi.org/10.1093/jsxmed/qdae026

Fonte: ISSM

Leia também:

Novo Livro do Dr. Marcio Menezes – “Transformações: Cirurgia Estética e Aumento Peniano”

Insatisfação com o Tamanho do Pênis

Quais são os níveis normais de testosterona nos homens?

Bolsa Escrotal

Relação entre microbiótica intestinal e a disfunção erétil

Maneiras naturais de aumentar a testosterona

Aumento Peniano

Exercício físico afeta os níveis de testosterona?

Cirurgia Peniana Antes e Depois

Reflexo Cremastérico

Valores para Aumento da Circunferência do Pênis com Ácido Hialurônico

Aumento Peniano: E as Estratégias para sobreviver a esta angústia devastadora