Eu já abordei um guia do desenvolvimento do pênis, onde falo sobre o possível aumento da média mundial e tiro algumas dúvidas sobre o assunto.

Para complementar, agora, vou explorar aqui um pouco sobre a média do tamanho do órgão masculino brasileiro por idade, para te ajudar a acompanhar o desenvolvimento peniano. Vamos nessa?

Qual é o tamanho ideal do pênis?

Mesmo que todos queiram muito saber qual o tamanho ideal do pênis, essa estimativa não existe. Existe uma grande diversidade no tamanho do pênis e isso não tem relação direta à saúde ou à função sexual.

Dizer sobre satisfação em termos de tamanho é muito subjetivo e pode variar conforme as preferências individuais de cada pessoa.

Entretanto, existe o mínimo necessário para as funções do pênis em especial urinar, realizar a penetração. Vou explicar mais sobre isso, abaixo.

Até que tamanho é considerado normal?

Em termos de tamanho acima da média, não há nada que se considere “anormal”, justamente porque cada um possui sua individualidade.

Em termos de abaixo da média, é considerado “normal” até 2,5 cm a menos. A partir disso, possivelmente é um caso de micropênis e a média do tamanho do órgão é essencial para esse diagnóstico precoce, por exemplo.

Se você perceber que o pênis está 2,5 cm menor do que a média, é importante buscar uma avaliação profissional, para garantir um diagnóstico adequado.

Vamos conversar um pouco mais sobre a média do tamanho do órgão masculino brasileiro por idade?

Média do tamanho do órgão masculino brasileiro por idade

Com base no gráfico levantado na clínica, é possível acompanhar a curva de crescimento médio do tamanho do pênis, confira abaixo!

gráfico

Gestação

Durante a gestação o pênis do feto cresce até em média 3,7 cm.

De 0 a 3 anos

Até os primeiros 3 anos de vida, o crescimento peniano tende a variar de 3 a 6,5 cm.

De 4 aos 11 anos

Entre os 4 e 11 anos, um pouco antes da puberdade, o pênis pode chegar entre 4,5 a 9,5 cm de comprimento.

De 12 aos 20 anos

E dos 12 até que cesse o crescimento, a genital masculina pode alcançar entre 7 a 16,5 cm.

Até quantos anos o pênis cresce?

O crescimento do pênis costuma parar entre os 18 e 20 anos. Cada pessoa é diferente, da mesma forma que nem todo mundo passa pela puberdade na mesma época, nem todo mundo para o desenvolvimento peniano na mesma idade.

Se você sente que tem algo de errado com o desenvolvimento do seu pênis ou de seu filho, é importante passar por uma avaliação médica especializada, para garantir que está tudo certo e, possivelmente, proporcionar certos tratamentos para melhorar o crescimento. Entretanto, vale mencionar que a maioria dos tratamentos funciona melhor durante a fase de crescimento.

O que pode afetar o crescimento peniano?

Alguns fatores, durante o crescimento de crianças e jovens, podem afetar no desenvolvimento da genital. Esses fatores são:

  • Genética;
  • Hormônios;
  • Saúde Geral;
  • Fatores Ambientais (exposição a substâncias químicas ou drogas);
  • Estresse e Ansiedade;
  • Traumas no pênis;
  • Infecções de repetições por sondagem em paraplégicos;
  • Amputações por câncer;
  • Retração do pênis pós-prostatectomia;
  • Traumas e cirurgias de bacia;
  • Cirurgias no próprio pênis (doença de Peyronie);
  • Implantes de prótese peniana.

É valido lembrar que existem diferentes tipos de pênis que variam naturalmente de pessoa para pessoa e que um tamanho fora da média pode ser considerado normal e saudável.

Quais soluções são possíveis?

Depende de qual é a causa desse desenvolvimento reduzido e das necessidades individuais do paciente. Além disso, o tratamento geralmente é mais eficaz quando iniciado durante a infância ou a adolescência, ainda assim é possível fazer:

É importante notar que todos os casos de micropênis requerem tratamento, mas este deve ser discutido e decidido caso a caso, com base na avaliação médica e nas preocupações individuais do paciente.

Espero ter tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto, mas, caso alguma coisa ainda persista, entre em contato comigo para que eu responda todas as perguntas. Aproveite também para conferir nosso artigo “Festival da fertilidade no Japão: a festividade peniana!” e até a próxima!