Não está totalmente claro se beber café afeta a função erétil do homem (ereções), pois os estudos tiveram resultados mistos.

Em 2015, um estudo com mais de 3.700 homens sugeriu que aqueles que consumiam 170-375 mg de cafeína por dia (o equivalente a 2 a 3 xícaras de café) tinham menor risco de Disfunção Erétil (DE). Os pesquisadores levantaram a hipótese de que a cafeína relaxou o tecido muscular liso e as artérias do pênis, resultando em melhor fluxo sanguíneo e ereções mais firmes.

No entanto, os pesquisadores também observaram que não foram considerados outros fatores de risco para disfunção erétil, como doenças cardíacas. Mais pesquisas são necessárias para verificar suas descobertas, eles disseram.

Em 2018, um estudo maior com mais de 21.000 homens com idades entre 40 e 70 anos descobriu que beber café regularmente não parecia afetar as ereções. No entanto, os homens que bebiam café descafeinado eram mais propensos a ter DE, especialmente se fossem fumantes.

Ainda assim, os autores disseram que seus resultados devem ser interpretados com cautela. Neste estudo, os bebedores de café descafeinado mais intensos também tendem a ser fumantes ou ter outros problemas de saúde, como pressão alta e níveis elevados de colesterol.

Homens que têm dúvidas sobre sua saúde sexual devem consultar seu médico. Fatores físicos e psicológicos podem contribuir para problemas de ereção e um exame físico completo pode ajudar a identificar a causa.

Fonte: ISSM

Leituras sugeridas:

Disfunção Erétil

Problemas de Ereção

O que acontece se você tomar muita medicação para disfunção erétil?