O que é Priapismo?
16 de março de 2021

O que é Priapismo?

Compartilhe

O priapismo é uma ereção completa e rígida que dura mais de 4 horas. Não é necessariamente causado por estimulação sexual e geralmente é doloroso.

 

Embora o priapismo não seja muito comum, é importante que os homens procurem tratamento imediatamente para evitar danos aos tecidos. Se não for tratado, o priapismo pode causar disfunção erétil (DE).

 

 

O priapismo pode ter várias causas, incluindo as seguintes:

 

- Distúrbios sanguíneos, como anemia falciforme e leucemia

- Medicamentos (como antidepressivos e terapias para disfunção erétil que são injetados no pênis)

- Abuso de substâncias, incluindo álcool, maconha e cocaína

- Lesões nos genitais, pelve ou períneo (a área entre a base do pênis e o ânus)

- Lesão na medula espinhal

- Envenenamento por monóxido de carbono

- Veneno de escorpiões ou aranhas viúva negra

- Coágulos de sangue

 

 

Para entender o priapismo, é útil revisar como ocorrem as ereções.

 

Em circunstâncias normais, as ereções são induzidas por sinais do sistema nervoso - seja como resultado de estimulação sexual ou pensamentos ou como um reflexo durante o sono. Os sinais fazem com que as artérias do pênis se expandam para permitir que mais sangue flua, causando a ereção. As veias se contraem para reter o sangue no pênis e manter a ereção rígida. Depois que o homem ejacula (ou se a estimulação parar), o sangue extra no pênis volta para o corpo.

 

Com o priapismo, existe um problema com o fluxo sanguíneo. Às vezes, muito sangue flui para o pênis durante a formação da ereção. Ou o sangue fica preso no pênis, incapaz de fluir de volta para o corpo como esperado.

 

 

Os urologistas categorizam o priapismo de duas maneiras:

 

- O priapismo isquêmico (também chamado de priapismo de baixo fluxo ou venoclusivo) ocorre quando o sangue fica preso no pênis e não pode fluir para fora. Esta é a forma mais comum de priapismo e é marcada por uma ereção rígida e dolorosa que dura mais de quatro horas. Homens com priapismo isquêmico geralmente acham que a haste do pênis é dura, mas a ponta pode ser macia.

 

- O priapismo não isquêmico (também chamado de alto fluxo ou priapismo arterial) ocorre quando muito sangue flui para o pênis, geralmente devido a uma lesão que interrompe o fluxo arterial. Com esse tipo, geralmente não há muita dor e o pênis fica menos rígido do que no priapismo isquêmico.

 

 

Homens que têm uma ereção que dura quatro horas ou mais devem ir imediatamente a um pronto-socorro ou clínica de atendimento de urgência. O priapismo não isquêmico às vezes se resolve por conta própria, mas o priapismo isquêmico precisa ser tratado o mais rápido possível. É fundamental para um profissional de saúde determinar que tipo de priapismo está ocorrendo e tratá-lo adequadamente.

 

Fonte: ISSM

 

 

Leituras sugeridas:

- Disfunção Erétil

- Curvatura Peniana

- Fratura Peniana

Identificar e Prevenir Problemas no Pênis

Um homem ficou com a visão avermelhada após a superdosagem de Sildenafil

A maconha pode afetar a função sexual do homem?

Anvisa suspende medicamento para Aumento Peniano

É seguro comprar produtos para aumentar o desempenho sexual sem consultar um médico?

Revisão: Eficácia e Segurança de Ingredientes Comuns em Afrodisíacos Usados para Disfunção Erétil