Como controlar a ansiedade de desempenho e a disfunção erétil psicogênica?
05 de janeiro de 2021

Como controlar a ansiedade de desempenho e a disfunção erétil psicogênica?

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A disfunção erétil (DE) - dificuldade em obter ou manter uma ereção firme o suficiente para a relação sexual - é um problema comum. Geralmente está relacionado a problemas de saúde física, como diabetes, baixa testosterona e doenças cardíacas.

 

Mas às vezes, a DE tem causas emocionais ou psicológicas. Nesse caso, é denominado DE psicogênica. Pode acontecer quando um homem está se sentindo deprimido ou ansioso, tendo problemas com seu relacionamento ou lidando com o estresse. Homens que se sentem em conflito com relação ao sexo por causa de crenças religiosas ou culturais também podem ter disfunção erétil psicogênica.

 

Para muitos homens, a situação leva à ansiedade de desempenho. Um homem pode ficar tão ansioso para ter uma ereção e agradar sua parceira que, quando está em um encontro sexual, ele tem dificuldades de ereção.

 

Felizmente, a ansiedade de desempenho e a DE psicogênica podem ser gerenciadas.

 

 

Leia também: Qual é a diferença entre ansiedade de desempenho sexual e disfunção erétil?

 

 

Comece por ver o seu médico. Às vezes, a disfunção erétil tem causas psicológicas e físicas, por isso é uma boa ideia fazer primeiro um exame médico completo. Se forem encontrados problemas físicos, eles podem ser resolvidos.

 

Aqui estão algumas outras idéias a serem consideradas:

- Fale com sua parceira. Discutir sexo com sua parceira pode ser estranho, mas vale a pena o esforço. Se você se preocupa com a satisfação de sua parceira, ela pode lhe tranquilizar. Ou ela pode se abrir e falar mais sobre o que precisam e gostam.

- Lembre-se de que os problemas de ereção são comuns. A maioria dos homens tem dificuldades de ereção de vez em quando. Ter DE não é um reflexo de sua masculinidade ou de suas habilidades sexuais. Não deixe que isso afete sua auto-estima ou autoconfiança.

- Lembre-se de que a intimidade é mais do que penetração. Mesmo sem uma ereção firme, os casais ainda podem desfrutar da proximidade através de abraços, beijos e toques.

- Concentre-se no momento. Durante o sexo, tente se concentrar no “aqui e agora” - as sensações de tato, paladar, olfato, visão e som. Concentre-se neste momento com sua parceira e no que você está sentindo no momento. (Saiba mais sobre Mindulness para a Sexualidade)

- Consulte um terapeuta sexual. Se precisar de ajuda adicional, um profissional treinado pode ajudá-lo a desenvolver estratégias para melhor comunicação e foco. Eles também podem ajudá-lo a trabalhar as crenças que podem estar atrapalhando o seu prazer sexual.

 

Fonte: https://www.issm.info/sexual-health-qa/how-can-i-manage-performance-anxiety-and-psychogenic-erectile-dysfunction-ed/

 

 

Nós disponibilizamos um questionário de Avaliação e Causas Psicológicas / Orgânicas da Disfunção Erétil, clicando no link você tem acesso.

Lembrando que este questionário não é uma consulta médica.

 

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