Homens com COVID-19 parecem ter níveis de testosterona mais baixos do que homens sem a doença, de acordo com um novo estudo no Journal of Sexual Medicine.
A doença COVID-19 é causada pelo vírus SARS-CoV-2, que foi descoberto pela primeira vez na China em dezembro de 2019. O vírus se tornou uma pandemia mundial. Algumas pessoas com COVID-19 não apresentam sintomas, mas outras apresentam infecções respiratórias superiores leves a graves e podem, eventualmente, apresentar insuficiência orgânica.
O estudo envolveu três grupos de homens com idades entre 18 e 65 anos. O primeiro incluiu 89 homens que haviam sido diagnosticados com COVID-19. Pouco mais da metade desses homens teve casos leves. Cerca de um terço tinha doença do “tipo moderado” e 14% tinham casos graves.
O segundo grupo incluiu 30 homens com infecções do trato respiratório não relacionadas ao COVID-19. O terceiro grupo incluiu 143 homens que não tinham COVID-19 nem infecção do trato respiratório. A média geral de idade de todos os participantes foi de 50 anos.
Os pesquisadores examinaram os registros clínicos dos homens e conduziram testes de laboratório para determinar os níveis hormonais dos homens. Homens cujos níveis de testosterona estavam abaixo de 300 ng/dL foram considerados como tendo deficiência de testosterona.
Os resultados mostraram que os níveis de testosterona variaram significativamente entre os grupos:
O grupo de homens sem COVID-19 ou doença respiratória superior tinha um nível médio de testosterona de 332 ng/dL, acima do limite baixo de testosterona. Para os homens cujas infecções respiratórias não foram associadas ao COVID-19, o nível médio de testosterona foi de 289 ng/dL. Os homens no grupo COVID-19 tiveram um nível médio de 186 ng/dL.
A equipe de pesquisa investigou ainda como a gravidade da doença COVID-19 pode afetar os níveis de testosterona. Eles descobriram que os homens na categoria grave tinham níveis mais baixos do que os homens com casos leves e moderados. No entanto, “essa diferença não foi estatisticamente diferente”, disseram os autores.
Quatro homens com COVID-19 morreram durante o período do estudo. O nível médio de testosterona para esses homens era 116, abaixo do nível mediano do grupo.
Leia mais: Existem maneiras naturais de aumentar a testosterona?
Por que o SARS-CoV-2 pode ter esses efeitos na testosterona? É possível que o vírus possa danificar os testículos, as glândulas que produzem testosterona. Outros vírus, como HIV, caxumba e o vírus Zika, foram associados a uma produção mais baixa de testosterona, explicaram os autores. O SARS-CoV-2 pode se comportar de maneira semelhante.
Os autores notaram várias limitações. O estudo ocorreu em apenas um hospital e o sêmen masculino não foi analisado. Eles também apontaram que o estresse psicológico pode ter um impacto nos níveis de testosterona. A pesquisa mostrou que as taxas de ansiedade, preocupação e isolamento são altas em pacientes com COVID-19.
Os autores recomendaram que os profissionais de saúde monitorassem pacientes do sexo masculino com COVID-19 quanto a níveis baixos de testosterona e outras alterações hormonais.
Fonte: https://www.sexhealthmatters.org/news/covid-19-linked-to-low-testosterone
Leituras sugeridas:
- Quais são os níveis normais de testosterona nos homens?
- Exercício físico afeta os níveis de testosterona?
- Existem maneiras naturais de aumentar a testosterona?
- Saúde do Homem: Disfunção Erétil, Hipogonadismo e Diabetes Tipo 2