A maconha pode afetar a função sexual do homem?
01 de setembro de 2020

A maconha pode afetar a função sexual do homem?

Compartilhe

Para alguns homens, o uso de maconha e a disfunção sexual podem estar relacionados.

 

A maconha é uma droga popular usada para fins recreativos e medicinais. Derivado da Cannabis sativa, uma planta de cânhamo, pode ser fumado, consumido em alimentos ou preparado como chá.

 

As misturas típicas de maconha contêm cerca de 500 ingredientes. Aproximadamente 160 deles são canabinóides - substâncias químicas que se ligam a proteínas no corpo chamadas de receptores canabinóides. Dois dos canabinóides mais comuns são o tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD).

 

Quando os canabinoides se ligam aos receptores de canabinoides, podem ocorrer diferentes efeitos. Por exemplo, se o THC for vinculativo, uma pessoa pode ver mudanças no humor, na percepção e no comportamento. Ele ou ela também pode ficar mais ansioso. Por outro lado, se o CBD for vinculativo, a pessoa pode se sentir menos ansiosa ou menos deprimida.

 

Como a maconha afeta o corpo depende das plantas usadas para preparar a mistura.

 

Alguns homens acham que seu desempenho sexual melhora quando usam maconha. Por exemplo, se os homens ficam menos ansiosos, eles podem ter um melhor controle ejaculatório.

 

No entanto, outros homens têm problemas sexuais com a maconha, como os seguintes:

- Baixo desejoA maconha pode fazer com que os homens percam a motivação para o sexo.

- Disfunção erétilPara que ocorra uma ereção firme, o tecido muscular liso do pênis precisa relaxar e permitir que o sangue flua. No entanto, se o THC se combinar com os receptores canabinóides no pênis, esse processo será interrompido. Além disso, a maconha pode deixar os homens muito relaxados para ter uma ereção firme.

- OrgasmosEstudos demonstraram que os homens que usam maconha regularmente têm maior probabilidade de ter problemas para atingir o orgasmo.

- Ejaculação precoceA maconha pode aumentar os níveis de dopamina no homem, um neurotransmissor associado ao prazer e à recompensa. Também pode aumentar a ansiedade. Ambas as situações podem resultar em ejaculação precoce.

 

A maconha também pode influenciar o julgamento de uma pessoa, levando a situações sexuais de risco, como sexo inseguro ou sexo com um estranho. Esses cenários podem aumentar as chances de infecções sexualmente transmissíveis ou gravidez não planejada.

 

A pesquisa também sugere que o uso de maconha pode aumentar o risco de câncer testicular em um homem, já que os receptores de canabinoides também são encontrados nos testículos.

 

Problemas de fertilidade são possíveis em homens que usam maconha. Os produtos químicos da droga podem afetar a capacidade dos espermatozoides de nadar em direção ao óvulo e fertilizá-lo.

 

 

Especialistas dizem que até que ponto a maconha prejudica a função sexual de um homem pode depender da dose e da frequência de uso. Homens que usam doses mais altas ou com mais frequência são provavelmente mais propensos a desenvolver problemas sexuais do que aqueles que usam maconha apenas ocasionalmente. Além disso, algumas pessoas são mais sensíveis aos efeitos da maconha do que outras.

 

Os produtos químicos da maconha podem ter outros efeitos no corpo e interagir com os medicamentos que uma pessoa toma. Portanto, ele deve ser usado apenas sob a orientação de um médico. Pessoas que acham que seu uso de maconha é excessivo são incentivadas a falar com seu médico ou um conselheiro de abuso de drogas.

 

 

Fonte: https://www.issm.info/sexual-health-qa/can-marijuana-affect-a-mans-sexual-function

 

Recursos

Notícias Médicas Hoje

Wu, Brian
“Maconha e disfunção erétil: qual é a conexão?”
(25 de abril de 2017)
https://www.medicalnewstoday.com/articles/317104.php

Psicologia Hoje

“Dopamina”
https://www.psychologytoday.com/basics/dopamine

SexHealthMatters.org

“Maconha e Saúde Sexual Masculina”
(31 de maio de 2011)
http://www.sexhealthmatters.org/sex-health-blog/marijuana-and-male-sex-health