Que fazer sexo é prazeroso, você provavelmente já sabe, mas existe muita conversa por aí sobre as suas vantagens para a saúde e para a mente. Será que é verdade? Pensando nessas possíveis dúvidas, eu, como médico especializado em sexualidade, reuni algumas referências para te trazer os benefícios do sexo.

Os pontos levantados vieram com base nas seguintes referências:

1. Das publicações no site da NHS (National Health Service) da Inglaterra, responsável pelo sistema de saúde da região e por trazer informações para a população

2. Do Center for Women’s Health, que é um centro médico parte do sistema de saúde (OHSU) de Portland, Oregon, nos Estados Unidos;

3. Do site oficial de notícias da Escola de Saúde Pública de Harvard, uma das universidades mais consagradas do mundo.

4. Do site da Ro, uma empresa de tecnologia da saúde dos Estados Unidos que fornece consultas médicas online, entrega de medicamentos e testes diagnósticos em casa e também publica informações sobre saúde.

Com isso dito, vamos começar a falar sobre os benefícios? Ah, que fique claro que grande parte das vantagens também podem ser alcançadas por meio da masturbação!

1. Redução do estresse

Um dos principais benefícios do sexo é a redução do estresse², isso acontece porque essa atividade libera endorfina, serotonina, que ajudam a aliviar o estresse, e a oxitocina, responsável por produzir a sensação de relaxamento e calma. A combinação delas gera bem-estar e ajuda a aliviar o estresse.

2. Melhora do sistema imunológico

Os hormônios produzidos durante os momentos de prazer (sexo e masturbação) são essenciais para a redução do hormônio do estresse, o cortisol. A sua redução auxilia os glóbulos brancos na eficácia do combate contra vírus e bactérias. Em outras palavras, melhora o sistema imunológico².

3. Melhora do sono

A melhora do sono garantida pelo sexo² acontece por diversas razões. Posso citar aqui, por exemplo, a liberação de endorfina, que promovem bem-estar, relaxamento e redução da ansiedade, que promove maior facilidade para dormir.

Além disso, temos a redução do estresse mencionado no primeiro tópico, afinal, é muito difícil dormir bem durante momentos estressantes de nossa vida.

Vale mencionar que o sexo é considerado um exercício físico. As práticas físicas ajudam muito a cansar o corpo e, assim, facilitar na hora de pegar no sono.

Por fim, vale mencionar que o estímulo da intimidade e da conexão entre os parceiros ajuda a reduzir sentimentos que normalmente prejudicam o sono, como o de solidão e de ansiedade.

4. Redução de dores

Dos benefícios do sexo, esse talvez seja o menos conhecido, mas ele pode ajudar a reduzir dores² como cólicas e contrações. Isso acontece pela liberação de endorfina, um neurotransmissor que age como um analgésico natural; e a oxitocina, que reduz a produção de cortisol, o hormônio do estresse. Combinadas, elas aliviam dores.

5. Fortalecimento dos músculos pélvicos

Sim, transar pode fortalecer os músculos do assoalho pélvicos! Isso acontece tal qual outros exercícios de musculação pélvica: sendo normalmente feitos ao contrair os músculos da região em uma certa repetição.

O sexo também pede a contração e descontração dessa região durante o ato e isso pode ajudar, quando feito com frequência, a fortalecer a musculatura da região.

6. Aumento da autoestima

O aumento da autoestima garantido pelo sexo² pode acontecer por diferentes motivos, por exemplo, a sensação de prazer liberado durante os momentos de prazer ajudam as pessoas a se sentirem bem e satisfeitas consigo mesmas.

Outro ponto é o sentimento de conexão, quando o sexo é feito entre pessoas que se gostam (romanticamente ou não), a sensação de conexão e intimidade podem ajudar a reduzir os sentimentos de solidão e isolamento, melhorando a autoestima e a confiança da pessoa.

Existe o ponto da aceitação também, até porque se a pessoa que está contigo expressa admiração e carinho por você mesmo com o corpo exposto e vulnerável, você tende a se sentir melhor sobre seu corpo e isso ajuda a melhorar a autoestima.

Por fim, temos o ponto da conquista, afinal algumas pessoas veem o sexo como forma de autoafirmação, com aquela sensação de se sentir desejado e conseguir uma parceria para transar. Esse sentimento pode melhorar a autoestima.

7. Melhora da saúde cardiovascular

Outro benefício do sexo que vale a pena ser mencionado, é a melhora da saúde cardiovascular². Ela acontece, em primeiro lugar, porque, como um exercício físico, o sexo pode ajudar a fortalecer o coração e a circulação sanguínea, até mesmo reduzindo a pressão arterial.

Além disso, bem como mencionei antes, ajuda também a reduzir estresse, um grande vilão no quesito da saúde cardiovascular.

8. Aumento da conexão emocional

O sexo não é necessariamente essencial em um relacionamento, mas é uma grande parte dele.

Não só em relação ao prazer, mas até mesmo na manutenção da conexão emocional², por liberar oxitocina, também conhecido como o hormônio do amor. Ela é muito associada aos sentimentos de carinho, afeição e conexão emocional no geral, fortalecendo os vínculos do casal.

Além disso, tem a parte da intimidade e vulnerabilidade que mencionei em outro tópico, além de ajudar a melhorar a autoestima, essa exposição ajuda a promover confiança, proximidade e conforto entre ambos.

A comunicação também entra em jogo, mesmo sendo uma versão não-verbal. Ela é uma forma de expressar sentimentos, desejos e necessidades, ou até mesmo pela forma afetiva de se comunicar durante o sexo. Tudo isso ajuda e muito a melhorar a conexão entre os dois.

Por fim, tem também o compartilhar de experiências, até porque, transar também é uma experiência. Criar essas memórias é uma ótima forma de se manter conectado no relacionamento.

9. Melhora da saúde mental

Da mesma forma que o sexo ajuda a reduz estresse, ele também ajuda de forma geral na saúde mental. Afinal, ajuda a funcionar e regular os hormônios e substâncias, reduz estresse (ajudando a reduzir ansiedade) e estimulando uma boa visão de si mesmo, criando conexões e soltando bons sentimentos. Essa combinação é muito saudável para a nossa saúde mental¹!

10. Redução do risco de câncer de próstata

Existe dois motivos pelo qual o sexo e a masturbação ajudam a reduzir os riscos de câncer de próstata. Em primeiro lugar, alguns casos são causados pela presença de substâncias cancerígenas no escroto, entretanto, por meio da ejaculação frequente (de, em média, 20 vezes por mês), é possível retirá-las e evitar que fiquem muito tempo paradas na região.³

O outro ponto é quanto ao sexo ou masturbação anal — que pode ser feito independente da sexualidade, pode ser feito apenas com um dildo, com uma cintaralha ou com outra pessoa. Novamente, um homem só é gay caso ele sinta atração sexual apenas por homens, de resto é tudo questão de conforto e prazer.

Por meio dela, é possível massagear a próstata, que se encontra logo atrás do pênis e pode ser encontrada pelo ânus. Esse massagear vem se provando, por meio de pesquisas, como uma forma eficaz de redução no risco de câncer de próstata.4

11. Fortalecimento do sistema nervoso

Por último, preciso mencionar que o sexo é ótimo para fortalecer o sistema nervoso².

Compilando as informações que trouxe até então, como o funcionamento da oxitocina, com o poder da redução do estresse e seu relaxamento, a liberação da endorfina e a melhora do sono, podemos dizer que todos esses fatores são ótimos para o nosso sistema nervoso, certo?

Nada como uma cabeça calma, tranquila, com o bom funcionamento dos hormônios e dormindo bem!

Me diga, você conhecia sobre esses benefícios do sexo? Já percebeu a aparição deles na sua vida ao começar a ter uma rotina sexual ativa? Caso tenha alguma dúvida, entre em contato comigo pelos comentários!

REFERÊNCIAS:

https://www.nhs.uk/common-health-questions/womens-health/what-are-pelvic-floor-exercises/

https://www.ohsu.edu/womens-health/benefits-healthy-sex-life

https://www.hsph.harvard.edu/news/hsph-in-the-news/why-more-sex-may-lower-prostate-cancer-risk/