A fimose é uma condição que pode virar um problema, sabe o porquê? Ela é comum de aparecer em bebês meninos, mas normalmente some conforme a criança cresce.

Acontece que, se na adolescência, o problema ainda persiste, é importante procurar um profissional para corrigir e tratar a fimose. Mas calma, vou te explicar tudo com mais detalhes e te ajudar a entender melhor. Vamos lá?

O que é fimose?

Quando pensamos no que é fimose, precisamos entender que ela é uma condição, na qual o pênis possui excesso de pele ao redor da glande, mais conhecida como cabeça, dificultando sua exposição.

Vale ressaltar que, segundo o Ministério da Saúde, se um homem adulto com fimose não fez a retirada desse excesso, as chances de câncer de próstata aumentam e muito!

Sem contar que podem causar problemas no desempenho sexual, já que prejudica a exposição da glande e sua sensibilidade.

Quais são os tipos de fimose?

O que nem todo mundo sabe é que têm tipos de fimose, cada um com suas características particulares. Confira a diferença:

Fimose fisiológica

É aquela que aparece durante o nascimento, como mencionei no começo. Faz parte do processo natural do ser humano que pode aparecer e pode, ou não, sumir com os anos.

Fimose secundária

A secundária, por outro lado, não tem relação com o excesso de pele na genitália dos bebês, mas sim com fatores externos.

Essa fimose pode aparecer devido a alguma infecção ou traumatismo físico no pênis. Ou seja, pode aparecer em qualquer fase da vida e também precisa de tratamento.

Como saber se tenho fimose?

É relativamente fácil levantar a suspeita, se você tenta retrair manualmente a pele de seu pênis e percebe dificuldade da cabeça aparecer, se mantendo envolta pela pele mesmo retraído, é quase certeiro que você tem fimose.

Entretanto, isso é só suposição, porque só um médico especializado tem a experiência o suficiente para garantir que, de fato, esse é seu caso. Mas existem outros sintomas.

Quais são os sintomas da fimose?

Os sintomas da fimose podem variar de pessoa para pessoa, mas existe, sim, um padrão de complicações que podem ser percebidos pelo paciente, como:

– Sentir dor pelo pênis (em especial na glande) durante atos sexuais;

– Aparecer de cicatrizes e/ou assaduras na genital;

– Inchar a pele do pênis;

– Sangrar, especialmente a cabeça do pênis;

– Perceber secreções de cheiro estranho saindo do pênis;

– Sentir dificuldade para urinar.

Então, se há suspeita, não hesite em procurar ajuda profissional.

Como tirar a fimose: o procedimento da postectomia

Existem três tipos de tratamentos, um para ser feito em crianças com o diagnóstico, outro para a fimose secundária e outro para o tratamento da fimose em adolescentes e adultos.

Exercício de retração da fimose para meninos

Em meninos com 5 anos ou mais, já diagnosticados com fimose, é possível fazer o exercício frequente de retrair manualmente o prepúcio para ir, aos poucos, soltando a pele na região. Mas lembre-se: não deve forçar demais e nem causar dor.

Pomadas à base de corticoide para fimose secundária

Já as pomadas precisam ser receitadas por um médico especializado, mas por serem anti-inflamatórias, analgésicas e antibióticas, podem ajudar a tratar a fimose secundária ou, pelo menos, melhorar um pouco.

Postectomia ou Posteoplastia: cirurgia para retirada da fimose

Por fim, existe a opção da cirurgia: postectomia ou posteoplastia. Ela é altamente recomendada para casos fisiológicos que não somem durante a adolescência e secundários que não conseguiram ser tratados com remédios.

Esse procedimento realiza o corte inteiro ou parcial da pele, deixando o pênis circuncidado ou semi-circuncidado.

E então, consegui tirar suas dúvidas? Se você tem dúvida se tem, ou não, fimose, busque um profissional e cuide bem de sua saúde íntima.

Leituras sugeridas:

Cirurgia da Fimose (Postectomia)

Cirurgia Íntima Masculina

Tipos de pênis: descubra qual é o seu!