Se você é um homem com baixa testosterona, o exercício físico pode ajudar.

Médicos e profissionais fitness ainda têm muito a aprender sobre o exercício e seus efeitos sobre a testosterona. Vários fatores além do seu treino estão envolvidos.

Mas uma coisa é clara: você precisa fazer do exercício um hábito para obter os benefícios.

Após o exercício, os níveis de testosterona aumentam – mas não por muito tempo.

“Às vezes, 15 minutos após o exercício é que a testosterona é elevada. Às vezes pode levar até uma hora”, diz Todd Schroeder, PhD, que estuda exercícios e hormônios em homens mais velhos na Universidade do Sul da Califórnia.

Ainda não está claro quais os efeitos para a saúde, se houver, que esses estímulos temporários podem ter. Claro, o exercício tem muitos outros benefícios de saúde bem conhecidos.

Para os homens que têm baixa testosterona, o exercício sozinho provavelmente não aumentará seus níveis o suficiente para fazer uma diferença em como eles se sentem, diz o endocrinologista Scott Isaacs, MD, da Emory University. Mas ele diz que para os homens cujo nível de testosterona está na fronteira entre normal e baixo, “eu acho que vai ter um efeito muito mais potente”.

4 fatores que importam: seu peso, idade, nível de condicionamento físico e tempo de treino.

1. Seu peso: Isaacs trata homens com baixa testosterona. Ele vê a obesidade como uma grande parte do problema.

Se você está com sobrepeso, o exercício pode melhorar seus níveis de testosterona, ajudando-o a perder peso, diz Isaacs, autor de Equilíbrio Hormonal: Como Perder Peso Entendendo Seus Hormônios e Metabolismo.

2. Sua idade: homens mais velhos parecem ter menos estímulo pós-exercício na testosterona, diz Schroeder – embora isso precise de mais pesquisas.

Ainda assim, o exercício oferece muitos outros benefícios à saúde para homens mais velhos, incluindo saúde óssea e muscular e melhor equilíbrio.

3. Quando você se exercita: Seus níveis de testosterona variam ao longo do dia. Os níveis são geralmente mais altos de manhã e mais baixos à tarde.

Pesquisas descobriram que exercícios de treinamento de força podem ter um efeito maior sobre a testosterona à noite. Como resultado, o breve aumento de sua sessão de exercícios pode ser ainda maior se você agendá-lo depois do trabalho, em vez de no início da manhã, diz Isaacs.

4. Seu nível de condicionamento físico: não está em ótima forma? Se você começar a se exercitar, talvez consiga um aumento maior, embora ainda breve, na testosterona do que um homem que já esteja em boa forma.

Mas depois de algumas semanas, seu corpo se acostuma com o desafio. Eventualmente, você terá uma resposta hormonal menor do mesmo treino, diz Schroeder.

Todos os tipos de exercícios contam

Treinamento de resistência e como levantamento de peso aumentam os níveis de testosterona rapidamente, diz Schroeder.

Levantar pesos ou fazer outros exercícios de treinamento de força tem um efeito maior em sua testosterona, diz Schroeder. Ele diz que as estratégias a seguir darão a você um impulso ainda maior na testosterona a partir de seus treinos de treinamento de força, que são apoiados por pesquisas.

Use mais músculos. (Por exemplo, um treino de corpo inteiro afeta esse hormônio mais do que fazer um exercício, como roscas de bíceps).

– Levante pesos mais pesados em vez de fazer muitas repetições de pesos leves.
– Tem períodos de descanso mais curtos durante o treino.
– Ainda assim, você deve criar um plano geral de exercícios que também inclua treinamento cardiovascular e de flexibilidade, para que você esteja ajudando a sua saúde geral.

Exagerar, no entanto, pode sair pela culatra. Atletas de elite (e amadores que treinam demais) podem ver uma queda no nível de testosterona, o que é um sinal de que estão prejudicando seus corpos. Nestes casos, eles tendem a ter baixo nível de testosterona e alto nível de cortisol, um hormônio do estresse, diz Schroeder. Ele observa que um aumento no cortisol pode estar ligado a uma queda na testosterona.

Sinais de overtraining incluem:

– Dor excessiva
– Problemas em recuperar de treinos
– Dificuldade para dormir
– Perdas no desempenho e força

Dê a si mesmo tempo suficiente para descansar entre os treinos e coma de forma saudável para ajudar seu corpo a se recuperar após os treinos.

Isaacs revela que ele está no departamento de palestras da Abbott Laboratories, que comercializa um produto de reposição de testosterona. Schroeder não reporta nenhuma divulgação.

Fonte: WebMD

Leituras sugeridas:

Sono, Testosterona e Desejo Sexual

Níveis de testosterona diminuíram em homens mais jovens

Maneiras naturais de aumentar a testosterona